sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DICAS PARA SABER O SEXO DO SEU CANÁRIO.

Este é um dos problemas que criam diversos embaraços aos criadores, quer seja na hora de comprar um determinado pássaro, vender ou planejar a criação. Vamos enumerar diversas sugestões para a determinação do sexo de canários:

1 - Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem.

2 - Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais marrom (feomelanina) que os machos.

3 - Pela cor dos pais pode se chegar a cor dos filhotes conforme tabela; onde se o pai for homozigoto, ou seja, não portar nenhuma cor, todas os suas filhas terão cor idêntica à do Pai. Esta tabela foi feita a partir de canários com a cor de fundo amarela.

4 - Canários de cor mosaico que apresentam características sexo dimorfas entre os machos e as fêmeas: os machos apresentam máscara facial bem definidas, maior que as das fêmeas. Também mais cor no peito e dorso.

5 - Vários criadores alegam que pela forma do ovo pode-se determinar os sexo do filhote onde os ovos mais ponteagudos são machos e os mais arredondados são fêmeas.

6 - Terminado o período de muda, podemos definir o sexo pelas características cloacais. Colocando-se o pássaro no palmo da mão, com o ventre para cima veremos conforme o desenho abaixo: o macho apresenta o órgão genital em formo de pequeno gancho, enquanto as fêmeas ficam inchadas como se o ovo fosse sair. Também, nas fêmeas, as penas que circundam, a cloaca tem aparência de leque, enquanto os machos tem a forma de tufo ou espanador

-------------------------------


Com 60 dias ou menos, os machos começam a cantarolar baixinho. Dessa forma você pode separá-los das fêmeas.

O canário mosaico é o que apresenta melhor disformismo sexual. O macho possui as cores mais fortes e é mais colorido na cabeça e parte da frente das asas, que nas fêmeas são marcas pequenas.






Se o teste do canto não resolver e seu canário não for mosaico, a diferença entre a coacla do macho e a da fêmea é a seguinte:

No macho, a coacla fica mais alta, estreita e pontiaguda como se fosse um espigão.

Na fêmea a coacla fica mais larga e baixa.

Para a melhor visualização da coacla, você deve assopra-la e verificar a área sem penas do ventre do canário. No caso das fêmeas, quando prontas para reproduzir a barriga fica redondinha e com um grande espaço sem penas.







imagem de http://www.bloggerbirds.blogspot.com/

Não deixando de pontuar que apenas os machos cantam! As fêmeas apenas piam, porém quando estão assanhadas para cruzar começam a piar com mais intensidade e produzem barulhos um pouco diferentes, mas sempre curtos. Alguns criadores amadores chegam a confundí-las com machos nesse período, tendo a comprovação do sexo apenas quando amanhecem ovos na gaiola.

E se vocę deseja saber se o seu pássaro é macho ou fêmea, proceda da seguinte forma:
Arranje uma agulha de aço, um pouco maiore mais grossa que a comum. Segure a ponta da linha e como um pęndulo deixe a agulha ficar a 2 cms das costas do pássaro que vocę deverá ter seguro na outra măo. Espere alguns segundos que a agulha começará a se movimentar. Caso ela se movimente no sentido perpendicular ao corpo do pássaro é macho se girar completando voltas é fęmea. Experimente.
Dizem qua năo falha.

21 comentários:

  1. Se eu cruzar uma pintassilgo com um canario belga, sai o pintagol?

    ResponderExcluir
  2. só vai dar certo se você cruzar o pintassilgo macho com a femeá belga

    ResponderExcluir
  3. filhote femea canta ou nao so o macho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só o macho, as fêmeas não cantam

      Excluir
    2. Tenho uma fêmea q canta mais q o macho acho q não tem nada a ver só o macho cantar

      Excluir
    3. irmão se ela ta cantando,é pq ela está pronta para Reproduzir eu tinha que tbm cantava, e ela estava pronta

      Excluir
  4. Comprei um canário belga e segundo o vendedor ele tem quase 2 meses e ele parece um grilo,quando coloco um canto salsa e fêmea ele fica louco será q ele e macho.

    ResponderExcluir
  5. Comprei um canário belga e segundo o vendedor ele tem quase 2 meses e ele parece um grilo,quando coloco um canto salsa e fêmea ele fica louco será q ele e macho.

    ResponderExcluir
  6. Olá bom dia .. Gostaria de saber se eu passar foto por email tem como identificar para mim.. Desde já grata.. Meu email é esse cristianesuely22@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Estou cm muita dúvida pois quero um casal de belgas mas n sei como identificar o macho quando ele é mais novo podem me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo pé observe as unhas se forem curtas e novas o belga é novo.

      Excluir
  8. Estou cm muita dúvida pois quero um casal de belgas mas n sei como identificar o macho quando ele é mais novo podem me ajudar

    ResponderExcluir
  9. Estou na mesma situação tenho dois filhotes aqui q devem ter na faixa de dois para três meses eles fazem barulhos diferentes de fêmea mas não conseguem alongar o canto algumas pessoas já chegaram a dizer q os pássaros não cantam pelo fato de eu criar um gato também.
    Decidi aguardar o tempo q for pra esperar ou põe ovo ou canta.

    ResponderExcluir
  10. É raro fêmea cantar? Pois tenho uma de 5 anos que sei que é fêmea, pois botou 2 ovos certo tempo, e vi por sua anatomia que é fêmea. Mas canta bonito, igual a macho.

    ResponderExcluir
  11. Tenho dois filhotes de aproximadamente 6 meses, um canta embolado e baixinho, é normal ainda nessa idade? O outro acho q e fêmea só pia o dia td e garguleja muito baixo quase imperceptível.(james.i9@hotmail.com) favor responder minha dúvida.obg

    ResponderExcluir
  12. uma fêmea pintagol pode acasalar com canário belga?
    poderiam me colocar em algum grupo?
    85 997139296

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um canàrio belga salsa femia e um macho salsa e um amarelinho não e salsa e bem amrelinho.quero saber guau e macho e gual e femia pra mim clocar pra gruzar.

    ResponderExcluir
  14. Realmente Tem Fêmeas que Cantam Maior do que Machos. O Que Diferenciam um do Outro; é o Assprar da Cloaca. Fêmeas são lisas no Corpo e os Machos tem , Um Espigão Sobresaido. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Obrigado. A Paz e Continua Com Deus Sempre 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🕍🕍🕍

    ResponderExcluir
  15. Se eu cruzar um pintagol com uma fêmea de belga será que tira um filhote de pintagol

    ResponderExcluir