sábado, 25 de agosto de 2012

Cruzamento: Pintassilgo + Canária = Pintagol



Pintagol

Origem: O pintagol (Serinus sp.) é uma ave resultante do cruzamento do Pintassilgo (Carduelis magellanica) com a canária (Serinus canaria); tem um excelente canto, é valente, e muito resistente.

Tempo de vida: No cativeiro, vivem aproximadamente 5 anos, mas há relatos de aves que viveram até os 10 anos.

Tamanho adulto: Apresentam comprimento total (da cabeça à ponta da cauda) de 12,0 cm.

Acessórios necessários:

- Gaiola de madeira ou metal: deve ter um tamanho apropriado ao porte da ave.

- Saia e cobertura de gaiola: para evitar que as sementes caiam no chão, e para obter maior proteção durante a noite.

- Banheira para pássaros: algumas aves costumam banhar-se na presença do sol matinal.

- Comedouros pequenos: onde serão colocadas as sementes e outros alimentos (areia lavada, farinhada específica e vitamina amarela).

- Bebedouro: deve ser colocado junto a um dos poleiros da gaiola.

- Papel (jornal) ou areia para forrar o fundo da gaiola.

Alimentação: Como são aves granívoras (alimentam-se de grãos), sua dieta consiste de sementes. Pode-se utilizar rações de canário (pintagol é descendente do canário).

- Mistura de sementes trocadas diariamente.

- Verduras 2x/semana bem lavadas, colocadas de manhã, e retiradas ao final do dia (couve, chicória, e almeirão)

- Legumes 2x/semana bem lavados, colocados de manhã, e retirados ao final do dia (pepino, e jiló).

- Complexos vitamínicos na água de beber: segue orientação de um médico veterinário;

- Areia lavada para consumo à vontade, pois auxilia na digestão da ave.

- Vitamina amarela ou farinhada para canários em pequenas porções diariamente, pois complementam a alimentação da ave.

- Água filtrada trocada diariamente (evitar a água com cloro)

- Utilizar a pedra de cálcio, ou osso de siba, pois ajuda no desgaste do bico, e fornece minerais.

Manutenção da gaiola: A limpeza deve ser diária, efetuando a troca do material do fundo da gaiola. A limpeza dos poleiros deve ser feita uma vez pôr semana. Evite deixar a gaiola num local frio, ou com correntes de ar; e exposta ao sol forte.

21 comentários:

  1. Posso usar o canario belga com a pintassilgo ?

    ResponderExcluir
  2. tive um pintagol que viveu quinze anos tirei a cria em 2001 e ele morreu começo de 2016.

    ResponderExcluir
  3. tive um pintagol que viveu quinze anos tirei a cria em 2001 e ele morreu começo de 2016.

    ResponderExcluir
  4. posso deixar juntos dez de ja a canaria e o pintasilgo na mesma gaiola com a femea guaze pronta

    ResponderExcluir
  5. posso deixar juntos dez de ja a canaria e o pintasilgo na mesma gaiola com a femea guaze pronta

    ResponderExcluir
  6. Sim pode eu fiz isto com meu casa e já estão chocando

    ResponderExcluir
  7. Sim pode eu fiz isto com meu casa e já estão chocando

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode explicar o passo-a-passo de como faço pra acasalar o meu pintagol com uma canária?

    Coloco
    Os dois juntos logo de cara ou espero eles em gaiola separada por um tempo (quantos dias)?

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Preciso de ajuda pra criação do pintagol. Tenho um pintassilgo pinheirinho e uma fêmea belga coloquei os dois juntos, separados por uma divisória até eles se conhecerem e depois que ela começou a fazer o ninho soltei eles juntos. Ela botou 4 ovos mais nenhum galou, alguém sabe oq eu devo fazer pra ele falar a fêmea belga. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. posso cruzar meu pintagol com mais femeas

    ResponderExcluir
  11. Qual a época para acasalamento do pinta Silva e canária??

    ResponderExcluir
  12. nho lido na literaturasobre o Pintagol, que sua vida é de 5 anos; então não consigo entender como meu pintagol já tem pelo menos 12 anose esta vivo e esperto ; ganhei ele filhote no final de 2006; voces poderiam me explicar ?; ele ainda tem muito tempo de vida, que é o que espero ; no aguardo ; obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Gostaeia de saber se eu cruzar minha canária com um pintassilgo depois a canária aceita o macho canário devolta.

    ResponderExcluir
  14. Meu Pintagol está com 25 anos, pelo menos, e canta que é uma maravilha ainda. Isso é normal???

    ResponderExcluir